sábado, 15 de fevereiro de 2014

Caso da operação “Polícia+Conselho+motel+Adolescentes+jovem da Piratas+blogueiro Sininger” em suspeita de exploração sexual: notícia na versão 3.







O  blogueiro Nilton Cesar, em seu “Blog do Negão”, publica nova notícia, em terceira versão, sobre a “operação” realizada na tarde da sexta-feira, 14/02, em motel às margens da Rodovia Belém-Brasília, a cinco quilômetros do centro de Açailândia.

Essa terceira versão, publicada pelo blogueiro Nilton Cesar pode revelar um elemento perturbador em todo o caso, o de que possa ter ocorrido “vazamento da denúncia e de informações privilegiadas”, ressaltando que a menos de seis meses Açailândia passou por constrangedores momentos, por ocasião de  possível vazamento de denúncia encaminhada  pelo Disque 100 nacional, e que envolveu o Conselho Tutelar  e personalidades religiosas e políticas do município, e de projeção estadual, e que ainda passa por um “processo administrativo” envolvendo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e a Procuradoria do Município (Comissão de Sindicância).

Com a “palavra”,ou seja, a definição de todo o caso, as autoridades competentes na apuração do que de fato ocorreu, se houve crime ou não, no caso a polícia judiciária,  e as responsáveis pela proteção, defesa, acompanhamento e assistência às adolescentes e suas famílias, no caso, o Conselho Tutelar/CONTUA e o CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social (como bem recomendou o Ministério Público Estadual do Maranhão, através da Promotora de Justiça Camila Gaspar, em 2013).


De qualquer forma, que sirva para o SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescente, sobretudo as instituições “de ponta” encarar séria e rigorosamente de maneira articulada, integrada, encarar a prevenção e o enfrentamento à violência sexual contra  Crianças e Adolescentes , sob pena de banalizar por completo essa questão.

A seguir, a notícia do “Blog do Negão”.

 (Eduardo Hirata. A foto é do ‘Blog do Negão’)

***********************************************************

(Do Blog do Negão , Nilton Cesar . Sábado,15/02/2014)

"BOMBA" Blogueiro de Açailândia e levado para delegacia acusado de exploração sexual de menor

NILTON CESAR ● SÁBADO, 15 DE FEVEREIRO DE 2014

Açailândia - O blogueiro Sininger Vidal, titular do Blog "Rei dos Bastidores" foi conduzido na tarde de ontem para a delegacia regional de Açailândia, quando estava em   um motel da cidade com 2 menores entre 16 e 17 anos de idade. Uma denuncia anônima levou os membros do conselho tutelar e a policia civil, ao o local que fica na BR 010. em um dos quartos a policia encontrou duas menores com um rapaz. Esse mesmos rapaz, Gleison Brito de 19 anos, afirmou em entrevista para a TV mirante que estava ali esperando a namorada quando as meninas bateram no seu quarto apavoradas dizendo que a policia estava chegando. Ao ser detido, ele disse ainda, que as duas menores estavam com o Blogueiro Sininger, que foi preso na hora e levado para a delegacia regional, dirigindo seu próprio carro e acompanhado por um policial civil e uma conselheira tutelar. Na delegacia, O blogueiro não quis falar com a imprensa, mais disse que estava lá para fazer uma reportagem. Segundo ele, iria haver  uma operação  nesse motel, e ele estava lá pra para fazer a matéria. O blogueiro ficou detido por algumas horas sendo liberado posteriormente após um longo depoimento a policia e aos conselheiros tutelares. As duas meninas chegaram no inicio da noite, e foram ouvidas pelo o delegado do caso, na presença do conselho.

Depoimentos das menores

Uma fonte de dentro da delegacia que teve acesso parte do depoimento, informou ao titular desse blog, que s duas  menores, confirmaram em seus depoimentos todos os detalhes de como elas marcava encontros com o acusado e que realmente estavam com o blogueiro no Motel, disseram  que foram  no carro dele, só que quando elas viram que a policia tinha chegado ficaram apavoradas e foram para um outro quarto onde estava um amigo com a namorada.

Operação

Durante toda tarde de ontem, procuramos saber de informações se realmente haveria algum tipo de  operação em algum motel da cidade, e por incrível que pareça, nem a policia Civil e nem a militar sabia da tal operação. Em seu depoimento a policia e ao conselho, o Blogueiro disse que estava no Motel para aguardando a chegada de policiais que iria fazer uma operação e que foi informado dessa operação pela a nossa colega Valdelice Oliveira, do Jornal do Maranhão. Só que a conceituada jornalista Valdelice Oliveira, trabalha sempre em parceria com todos os colegas de imprensa, e quando tem uma operação dessa natureza, como ela sabe antes de todos nós, ela avisa pra todo mundo, fato que não aconteceu ontem.

Inquérito Policial

A policia civil de Açailândia, deve instaurar um inquérito policial baseado nos depoimentos da menores, do outro rapaz, como também do blogueiro. Em conversa com um dos conselheiros tutelares, disse que na próxima segunda feira,  outras duas menores serão levadas para prestarem depoimentos  ao delegado, que com base nesses novos depoimentos deve   concluir o inquérito e levar a justiça. O conselho tutelar de Açailândia, há vários dias vem monitorando os passos do blogueiro, mais só conseguiu resgatar as menores do Motel com o acusado, depois de uma denuncia anônima. "nós vamos continuar investigando, vamos levar esse caso até o fim, se for o caso!  vamos pedir a justiça que quebre o sigilo telefônico dele, temos cumprir com o nosso dever disse uma conselheira"

************************************************************